Tipos de hormônios utilizados na reposição hormonal
Na terapia de reposição hormonal, diversos tipos de hormônios são utilizados para tratar sintomas específicos e atender às necessidades individuais dos pacientes. Confira!
Estrogênio
O estrogênio é um dos hormônios mais comumente utilizados na reposição hormonal, especialmente para mulheres na menopausa.
Função e benefícios
O estrogênio ajuda a regular o ciclo menstrual e é essencial para manter a saúde dos tecidos reprodutivos, osso, pele e outros sistemas corporais.
Na terapia de reposição, o estrogênio pode aliviar sintomas da menopausa como ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal, além de ajudar a prevenir a osteoporose.
Progesterona
Outro hormônio possível na reposição hormonal para mulheres é a progesterona.
Importância e papel na terapia
A progesterona é usada junto com o estrogênio para prevenir o crescimento excessivo do revestimento do útero, o que pode ocorrer com a terapia de estrogênio sozinha.
Além disso, a progesterona pode melhorar o sono, proteger contra doenças cardíacas e manter a saúde emocional e mental.
Testosterona
Embora menos discutida, a testosterona é um importante hormônio que pode ser utilizado tanto em homens quanto em mulheres, mas é especialmente significativa na terapia de reposição hormonal masculina.
Uso na reposição hormonal masculina
A testosterona ajuda a manter a libido, a massa muscular, a densidade óssea, e o estado de ânimo.
Na reposição hormonal, ela é utilizada principalmente para tratar sintomas de andropausa em homens, incluindo diminuição do desejo sexual, fadiga e alterações de humor.
Quem deve considerar a reposição hormonal
Decidir iniciar a terapia de reposição hormonal é uma escolha importante que deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa das necessidades, histórico médico e familiar e condições de saúde do indivíduo.
Indicações e contraindicações
A reposição hormonal é frequentemente indicada para aliviar sintomas da menopausa, andropausa e outras condições hormonais.
No entanto, ela é contraindicada em pessoas com histórico pessoal ou familiar de certos tipos de câncer, doenças cardíacas graves, ou problemas de coagulação.
Grupos que mais se beneficiam da terapia
Os principais beneficiários da terapia de reposição hormonal são homens e mulheres que estão passando por transições hormonais naturais como menopausa e andropausa, que podem impactar sua qualidade de vida.